Empreendedorismo Consciente

Como fazer a transição do desodorante industrial para o natural

Quando o assunto era desodorante natural, a primeira coisa que vinha na minha cabeça (há 3 anos atrás) era de que não funcionava. Isso porque acompanhei uma amiga minha fazer a transição e toda hora ela tinha que ficar retocando o desodorante no banheiro por conta da transpiração, evitando assim o odor.

De um tempo pra cá, minha mãe começou a fazer produtos naturais e eu passei a ser cobaia dela (rs). Ela fez o primeiro desodorante natural e me deu para eu testar. No começo, fiquei bem receosa, então eu usava somente quando sabia que iria ficar em casa. Esse processo durou muito tempo, morria de medo de sair e logo em seguida começar a transpirar e ficar fedida.

Vocês devem estar se perguntando, porque eu quis fazer a transição para o desodorsnte natural, né? Vou te contar o porquê.

ALUMÍNIO, TU É UM PERIGO.
Você sabia que o Brasil é o país que mais usa desodorante? Isso porque vivemos em um país tropical e as pessoas usam o produto para evitar a transpiração na região da axila. Acontece que um dos componentes é o Alumínio, o qual é super prejudicial para nossa saúde causando o desequilíbrio térmico.

A transpiração ajuda a liberar as toxinas do corpo, desta forma se você não transpira, essas substâncias permanecem, podendo causar doenças. Ainda que não sejam conclusivos, há estudos que indicam que o alumínio pode ser muito nocivo para a saúde. Como as moléculas do composto são pequenas, elas conseguem penetrar pela pele, entrando no nosso sistema sanguíneo com facilidade.

O acúmulo de metais, como o alumínio, no organismo está associado à doenças inflamatórias, doenças autoimunes e até câncer.

Um perigo né? Então quando a quarentena chegou, aproveitei este momento para fazer a transição de vez. E aqui divido algumas dicas para quem também quer fazer a transição e assim como eu, tinha receio.

1. LAVE A REGIÃO DAS AXILAS
Antes de usar o desodorante natural, lave bem a região das axilas com uma bucha vegetal, ela ajuda a eliminar as bactérias que causam o mau odor

2. DESINTOXICAÇÃO
Quando parei de usar desodorante industrial, percebi que comecei a transpirar muito mais, e também, a ter um cheiro mais forte (afinal foram anos usando desodorante industrial).
Os primeiros 5 dias são os mais complicados, isso porque você passa por uma desintoxicação, logo é inevitável não passar por este processo. Mas acreditede, depois que passar essa fase, vai ser um caminho sem volta.
Você passa a ter uma axila mais macia e saudável, livre de qualquer química industrial.

3. QUAL DESODORANTE NATURAL DEVO ESCOLHER?
Essa é uma pergunta tão individual, né? Cada componente tem uma adaptação diferente no nosso corpo. Eu optei por desodorante a base de leite de magnésio com óleos essenciais, funcionou muito bem em mim. Mas conheço pessoas que usam barra sólida de desodorante de sal, outras utilizam bicarbonato de sódio, óleo de Coco, etc. Acho que vale testar todos, claro, um de cada vez!

Quando você troca o desodorante industrial pelo natural, você escolhe produtos que são livres de crueldade animal, 100% natural e orgânico.

Para encontrar o desodorante perfeito, click aqui e descubra marcas sustentáveis e veganas para te apoiar nesse processo.